quarta-feira, 30 de abril de 2008

Porque eu amo dançar

E é porque eu amo dançar que vou dedicar mais um post, dentre os inúmeros que já escrevi nos quatro blogs que tive, a este tema. E também porque eu acho que todos deveriam passar uma vez na via pela experimentação da dança. Não digo dança de danceteria, de barzinho, de funkeira, nem de salão. Nada dessas exibições pressupostas como a arte da dança, mas essencialmente bem diferentes.
A arte da dança em si consiste em dançar concentrado, para dentro; desafiando os próprios limites, sentindo a expressão de si mesmo e a satisfação de conseguir superar-se apesar das aparentes restrições físicas. Sentir a música, sentir o corpo, sentir os músculos, sentir o ar que entra e sai. Sentir a beleza do fato/ato, a doçura de imprimir seu estilo e dar graça aos movimentos. Graça, força, leveza, ternura, agilidade, entusiasmo, explosão. Aliás, esta não é a primeira vez que me refiro à dança como expressão e explosão. Muito diferente de dançar para agradar 'as mina' ou para que 'os mano' vejam uma bunda chacoalhando.
E tambem é porque eu fiz uma aula maravilhosa ontem... vcs não sabem o quão gratificante é ir embora e dizer a si mesma: "Eu fiz um salto lindo hoje. Eu aprendi a girar melhor. Eu me alonguei lindamente". Não há quem não esqueça o resto do dia. Além do mais, minha dupla no alongameto: teacher Edy. Uh, friozinho na barriga... "Me ferrei, agora vou fazer tudo errado", pensei, a princípio. Mas foi ótimo. Nada como ter uma profissional cuidando do seu corpo. Fiz todos os exercícios direitinhos, com a ajuda de quem realmente entende. É claro que doeu muuuuuuuuuito quando ele girava meus pés para fora e me fazia alongar além, forçando a superar-me e a progredir. Mas vale a pena.

Nenhum comentário: